• Felipe Maurilo

Whatsapp Business - Tenha ou então perca vendas!

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo, e nos pequenos negócios não poderia ser diferente. Segundo a pesquisa Transformação Digital nas MPE, realizada pelo Sebrae em 2018, 72% das micro e pequenas empresas se comunicam com os clientes pelo WhatsApp.




O aplicativo é usado para:

- Catálogo de Produtos e Serviços (59%)

- Atendimento Online (59%)

- Vendas (43%)

- Cadastro de Clientes (26%)


O WhatsApp Business, versão do aplicativo voltada para negócios, entra então em cena. Apesar de ainda ser desconhecida por muitos empresários, esse software gratuito tem potencial para apoiar donos de micro e pequenas empresas em diferentes tarefas no dia a dia. Mas há quem acredite que a versão “Business” seja muito parecida com a original. A diferença entre as duas versões está nas funcionalidades voltadas para o ganho de produtividade, que são o foco do WhatsApp Business.


“Entre elas, podemos destacar a possibilidade de cadastrar os dados da empresa, como endereço, tipo de atividade empresarial, horário de funcionamento, e-mail, respostas automáticas, etiquetas dos contatos e catálogo de produtos e serviços", explica Márcio Barbosa, consultor SEBRAE

Agora, algumas dicas para empreendedores interessados em utilizar a versão de negócios do WhatsApp: 1. Utilize o WhatsApp Web Além de poder levar o aplicativo para qualquer lugar no seu smartphone, você também pode acessar no notebook ou computador, por meio do recurso WhatsApp Web. Ainda existe a possibilidade de cadastrar o número do seu telefone fixo: basta esperar um minuto durante a instalação para a opção de validação do número com uma ligação telefônica aparecer. 2. Configure respostas automáticas e etiquetas A possibilidade de enviar respostas automáticas para o cliente no primeiro contato ou quando estiver fora do horário de atendimento - e até criar respostas rápidas digitando apenas uma letra ou caractere - é uma ótima forma de manter um bom relacionamento com os clientes. As etiquetas permitem também organização dos processos internos do negócio, por exemplo, pedidos pendentes, pedidos enviados, pós-vendas, dentre outros. 3. Crie catálogos Com a versão para negócios do WhatsApp é possível criar ainda um catálogo de produtos ou serviços e compartilhar com seus contatos ou deixar ofertas disponíveis no perfil. O empresário poderá inserir imagens, descrever seus produtos e/ou serviços, informar preços, inserir um link de compra ou qualquer outra informação que julgar importante. Mas esteja atento à qualidade das imagens/filmagens, tipos de produtos catalogados e, até mesmo, com a foto do perfil da empresa. A apresentação conta muito na escolha entre uma empresa ou outra. 4. Respeite e preserve o cliente Quando tiver acesso ao número de telefone do cliente, pergunte se ele gostaria de receber informações sobre sua empresa, produtos e/ou serviços. Utilize listas de transmissão ao invés da criação de grupos, isso preserva o número de celular do seu cliente. 5. Evite “spam” Faça relacionamento com o cliente e ofereça conteúdo relevante para que ele lembre da sua empresa. Contudo, forçar a venda empurrando produtos pode fazê-lo “denunciar” o seu negócio – o que pode gerar o bloqueio ou banimento do perfil do negócio no WhatsApp Business.

Por isso, é importante reforçar, nas "entrelinhas" que o cliente salve seu número nos contatos, para assegurar que as mensagens chegue até ele.




Use e abuse dessa importante ferramenta, sabendo que a cônstancia em sua utilização o levará a novos patamares de clientes e vendas

Em caso de dúvidas, sugestões...estamos sempre aqui!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga-nos nas redes sociais

  • Whatsapp
  • Instagram

© 2016 por DIVULGA Consultoria.