• Felipe Maurilo

BLOG – Como Utilizar e Plataformas Gratuitas

A busca por blogs não é de hoje, desde fim dos anos 90, essa ferramenta tem sido utilizada de diferentes maneiras.

Muitas pessoas usavam apenas como um diário virtual, forma de relatar algo do cotidiano ou expressar sua opinião sobre determinado assunto.


Passando o tempo, foi notado o alcance que um BLOG pode ter e começou uma corrida para utilizá-lo de maneira mais profissional, com conteúdo de relevância para atrair audiências específicas.

O BLOG é um mural contínuo de informação, que podem ser acessadas ao longo do tempo, sendo assim um instrumento importante para atrair seguidores, audiência e até mesmo clientes para seus produtos ou serviços.





Começar um BLOG é bem simples, há plataformas que permitem criar blogs gratuitos, já fornecendo toda uma estrutura de layout e formatação, facilitando a vida do usuário. Com o tempo, de acordo com a necessidade ou demanda, pode se optar por uma plataforma que se encaixe melhor no seu perfil, mesmo que pague algo por isso, será extremamente válido.

Muitos dos Blogs são desenvolvidos em WordPress e caso você nunca tenha ouvido falar disso, sugiro a pesquisa, pois uma vez que inicia numa plataforma amplamente utilizada, será mais fácil encontrar tutoriais para sanar possíveis dúvidas, assim como aprender novidades sobre a mesma, sem contar a compatibilidade com sites, aplicativos diversos e afins.


Criar um Blog Grátis pode ser feito através de diversas plataformas, vou citar aqui abaixo 5 bem conhecidas e que atenderão bem a quem está começando:

1 – WordPress.com


Como já dito anteriormente, é a plataforma de blogs da WordPress, mais conhecida para criação de sites e blogs gratuitos.

Não requer instação complicada e nem muito conhecimento para iniciar a utilização.


Vantagens:

  • Altamente personalizável e de forma intuitiva

  • Atualizações e Backups automaticos e de forma instanânea

  • Permite usar um domínio próprio, ou seja, ficar algo como www.blogdofelipe.com, em vez de carregar o nome da plataforma no endereço (www.blogdofelipe.wordpress.com)

Pontos Negativos:

  • Banco de dados limitado na versão gratuita

  • Servidor “pesado” devido ao número alto de acesso, isso que dá ser “famoso”...rs

2 – BLOGGER (By Google)


Outra plataforma bem conhecida, mas que vem perdendo espaço com o tempo.

É plataforma de Blogs do Google, assim como o Google Blogs, o que já lhe confere certo prestígio e compatibilidade com diversas ferramentas desse “Gigante” do mercado.

Vantagens:

  • Acesso super fácil e intuitivo

  • Integração com demais ferramentas do Google, como Analytics (Análise de dados e acesso do Blog) e AdSense (Permite colocar espaço para anunciantes e monetizar seu Blog)

Pontos Negativos:

  • Não há separação por categorias de artigos, funcionando como um único canal de informações, o que pode confundir quando se aborda muitos temas distintos.

  • Layout e estrutura voltados mais para experiência pessoal e não comercial.

3 – JOOMLA

O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS – Content Management System) é muito eficiente e conta com clientes de extrema relevância, como Universidade de Harvard e até sites da MTV de alguns países. Quando usam a palavra “Harvard”, já penso logo na série SUITS e vocês?rs

Vantagens:


  • Assim como o Wordpress, vasta comunidade de usuários e desenvolvedores, ajudando com tutoriais, dúvidas e novidades para os demais.

  • Se você já entende um pouco sobre criar Apps, lá tem opção dentro da própria plataforma e inserindo direto no seu blog, incrível, não?

Pontos Negativos:


  • Separação por categorias bem limitada

  • SEO (Search Engine Optimization) não tão forte quanto o WordPress, diminuindo alcance e tráfego.

Não sabe o que é SEO e pra que serve? Em breve abordarei esse tema por aqui, mas saiba desde já que pode fazer milagres pelo seu negócio, se for ansioso, já joga no Google e vá descobrindo, aposto que aparecerá o nome Neil Patel nas pesquisas e não será mera coincidência, ele consegue isso justamente através do SEO...rs

As outras duas plataformas que gostaria de citar para blogs gratuitos são WIX e Weebly, ambas bem similares, com design bonito, intuitivo e pré-montados, no esquema de clica e arrasta.


São gratuitos, mas te fazem carregar o nome da plataforma no endereço de seu blog, fazendo com que você tenha que pagar caso busque um domínio personalizado.

As duas tem algumas limitações com posicionamento em sites de busca (o tal do SEO que falei acima), mas proporcionam uma experiência bacana e agradável, principalmente aos iniciantes que não possuem muita facilidade com tecnologia e suas ferramentas mais poderosas.


O BLOG continua sendo uma importante ferramenta no mundo digital, vide que as grandes referencias do mercado o utilizam ainda.

Não espere saber tudo para começar, talvez você não esteja sendo perfeccionista e sim procrastinador!


#marketingdigital #Blogs #WordPress #Joomla #Wix #Weebly #BlogGratuito #comocriarumblog

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga-nos nas redes sociais

  • Whatsapp
  • Instagram

© 2016 por DIVULGA Consultoria.